14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioNotíciasVLT x BRT: entenda a diferença!

VLT x BRT: entenda a diferença!

A mobilidade urbana é pauta nos grandes centros do país. As soluções estão sendo cada vez mais discutidas para trazer para as cidades modelos eficientes, econômicos e mais sustentáveis para atender a população com agilidade.

Diante desse cenário, o país elegeu dois modos de transporte coletivo como a solução para a melhora da mobilidade urbana, que visam atender uma maior demanda e ampliar a infraestrutura das cidades: o BRT e o VLT.

Entenda mais sobre esses tipos de transporte, suas características, as principais diferenças e vantagens entre cada um deles e quais as perspectivas e investimentos que vêm sendo feitos para suprir essa necessidade com efetividade.

Diferença entre VLT e BRT

O VLT e o BRT possuem características distintas, sendo preciso entender cada uma delas para ficar por dentro das discussões que estão sendo feitas pelos poderes públicos sobre cada uma dessas soluções.

Enquanto um se trata de um sistema de transporte com ônibus coletivos, o outro se trata de transporte ferroviário. Ambos possuem grandes benefícios e objetivos em comum, mesmo com algumas diferenças. Entenda mais sobre cada um desses sistemas:

O que é o transporte BRT?

O BRT (Bus Rapid Transit) é um tipo de sistema de transporte urbano realizado com ônibus e alta eficiência. Eles possuem infraestrutura otimizada e, por conta disso, são considerados de grande capacidade. Uma característica importante sobre esse tipo de veículo, é que ele transita em faixa exclusiva, tornando o trânsito mais efetivo.

O que é o VLT?

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um transporte coletivo ferroviário de média capacidade que veio para atender a demanda entre ônibus e metrôs. Apesar de precisar de energia elétrica para funcionar, o VLT é um tipo de veículo que causa menos impactos ambientais do que outros.

Qual as vantagens do BRT comparado ao ônibus convencional?

A otimização e organização do sistema criado para rodar o BRT nas cidades, torna esse tipo de transporte coletivo mais eficiente e com mais qualidade. Toda a estrutura da cidade estará preparada para que os pontos de embarque sejam realizados de forma estratégica, assim como o sistema de pagamentos, trazendo mais segurança e bem-estar para os passageiros.

Além disso, destacamos:

  • Impacto ambiental reduzido;
  • A quantidade de passageiros que podem ser transitados é muito maior que a de um ônibus convencional;
  • Os custos de implementação são baixos quando comparados aos benefícios que trazem para a mobilidade urbana. 

Rio de Janeiro tem grande investimento no BRT

A prefeitura do Rio de Janeiro aposta na ampliação das frotas de ônibus BRT e parte dessa frota será fornecida pela empresa liderada por Jacob Barata Filho.

Mobilidade urbana, é um dos assuntos mais importantes para o desenvolvimento das cidades e, as melhores opções, devem ser discutidas sempre visando o estímulo ao transporte coletivo, que traz inúmeros benefícios para as cidades e para o meio ambiente.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler