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Gestão de Custos no Transporte Público por Ônibus

A Gestão de Custos no Transporte Público por Ônibus é fundamental para garantir a longevidade do negócio. Confira as principais despesas envolvidas!

A gestão de custos no transporte público busca gerenciar, de forma segura e produtiva, as movimentações financeiras necessárias para viabilizar esse serviço.

No setor de transportes, essa contabilidade reúne especialmente os gastos relacionados a veículos, mas deve contemplar toda a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento da empresa.

Essa atividade é essencial para a saúde de qualquer tipo de empreendimento, porém, tem um apelo maior nos ramos de mobilidade urbana, sobretudo o transporte coletivo, uma vez que a operação das companhias é geralmente vinculada à gestão municipal.

Neste artigo, apresentamos os principais custos envolvidos na manutenção do transporte público no Brasil e a importância desse trabalho para a saúde do negócio e para a melhoria da mobilidade nas cidades. Confira!

Quais são os Custos do Transporte Público por Ônibus?

Os custos reúnem todas as despesas fixas e variáveis essenciais para a operação do negócio. Por meio desses dados, é possível gerir investimentos, tarifas e contratos com maior eficiência, bem como tornar o empreendimento mais sólido e transparente.

A seguir, você confere os custos envolvidos na manutenção do transporte público por ônibus.

Custos Variáveis (veículos)

Os custos variáveis são aqueles sujeitos a alterações periódicas ou que estão sujeitos a reajustes de mercado. No transporte por ônibus, eles estão diretamente ligados à operação de veículos. Os principais são:

  • combustíveis;
  • lubrificantes;
  • ARLA 32 (para veículos movidos a diesel);
  • rodagem (desgaste de pneus);
  • peças e acessórios em geral;
  • custos ambientais.

Custos de Pessoal

Despesas vinculadas aos seguintes departamentos:

  • Operação;
  • Manutenção;
  • Administrativo;
  • Diretoria.

Custos Administrativos

Relacionados a taxas, impostos e outros serviços essenciais. Os principais são:

  • IPVA
  • Licenciamento e DPVAT (se houver);
  • Seguros;
  • Despesas gerais e operacionais.

Custos de Depreciação e Remuneração

Diretamente relacionados a renovação de frota e infraestrutura. Os principais pontos são:

  • frota;
  • veículos de apoio;
  • almoxarifado
  • equipamentos de bilhetagem e ITS;
  • terrenos, pontos, prédios e garagens.

Custos Tributários

Despesas relacionadas a impostos, como:

  • INSS;
  • ISSQN;
  • ICMS;
  • Taxa de gerenciamento;
  • PIS;
  • Cofins;
  • Outros tributos.

Custos Gerais

Despesas não citadas anteriormente. Geralmente ligadas a locação de:

  • equipamentos e sistemas;
  • garagens;
  • veículos de apoio.

Por que a Gestão de Custos no Transporte Público é importante?

Diante de tantos itens, a gestão de custos no transporte público é fundamental para manter as despesas controladas e garantir a saúde financeira das empresas. Entretanto, esse trabalho também tem um papel no planejamento do negócio.

Esses dados permitem identificar gargalos, excessos e até oportunidades de melhoria, seja na administração, seja na operação do empreendimento. Isso é um meio de evitar prejuízos, otimizar processos e até melhorar a precificação do serviço.

Falhas de gestão, incertezas econômicas e alta demanda continuam sendo grandes desafios na mobilidade urbana no Brasil. Entretanto, essas e outras dificuldades não impediram que os pioneiros do transporte desenvolvessem um setor tão fundamental ao país.

Ao longo de toda a história do transporte por ônibus, muito investimento e inteligência foi necessária para que a área crescesse e se tornasse uma referência em mobilidade urbana sustentável. Um desses pioneiros é o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como o Rei do Ônibus no Rio.

Agora que você sabe como funciona a gestão de custos no transporte público, aproveite para conhecer a história de um dos protagonistas do ramo no Brasil!

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