14.5 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioVida e EstiloO que é e por que fazer turismo solidário?

O que é e por que fazer turismo solidário?

Entenda o que é e por que fazer turismo solidário?

O turismo solidário é uma modalidade que vem ganhando espaço no cenário cultural, e recebe cada vez mais incentivo.

Diversas personalidades, como atores globais e profissionais da educação estão não apenas promovendo esse projeto social, como participando ativamente dessas atividades.

Trata-se de uma forma de estimular a economia local e valorizar a cultura de diferentes povos, com um modelo mais justo e experiências mais imersivas nas diferentes regiões.

Conheça mais sobre esse segmento, e por que incentivar o turismo solidário no Brasil.

O que é turismo solidário?

O turismo solidário é uma modalidade de viagem onde o participante se envolve ativamente na cultura local, participando das atividades propostas a fim de valorizar a região e seus elementos, e não apenas viajar para fins de entretenimento.

É importante reforçar que não se trata de um modelo convencional de turismo. Geralmente, as pessoas envolvidas nesse tipo de viagem buscam apenas conhecer os locais mais famosos superficialmente.

Ainda, existe o turismo cultural, também conhecido como intercâmbio. Nesse caso, ocorre uma imersão em experiências que visam contato direto e troca cultural com os modos de vida e tradições de grupos étnicos.

O turismo solidário segue essa intenção, mas com intenção de fortalecer economicamente o lugar, e não apenas acrescentar valor individualmente.

Os povos que se dispõem a receber os turistas solidários compartilham suas histórias, raízes e conhecimentos, seja em locais turísticos ou não.

O Turismo Solidário favorece o crescimento e fortalecimento econômico de um lugar, como uma alternativa para os períodos de baixa temporada

Essa modalidade se tornou popular nos últimos anos, especialmente com a adesão de celebridades. Em 2021, Dira Paes, Fernanda Lima e Angelica fizeram parte do projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável, no Brasil.

Além disso, Xuxa e outros famosos fizeram turismo solidário na África, e, em 2019, Bruna Marquezine viajou para Angola para ajudar crianças carentes.

Diversas personalidades apoiam essa modalidade. “O turismo solidário é uma forma de estimular e fortalecer economias locais e, principalmente, fazer o bem ao próximo. E para quem viaja, é a oportunidade de deixar um legado positivo no local visitado”, comenta Claudia Vieira Levinsohn, que viajou para países como Paquistão e Índia para conhecer a realidade das comunidades locais.

Por que fazer turismo solidário?

O turismo solidário contribui para o crescimento econômico, social e cultural de diversas regiões, inclusive em situação vulnerável.

Um projeto social como esse permite fortalecer as raízes e tradições dos povos, enquanto possibilita a integração de culturas e participação ativa em experiências únicas.

Em termos comerciais, é vantajoso para ambas as partes, pois é uma possibilidade que existe o ano todo, mesmo em baixa temporada, enquanto ajuda a economia do local que recebe o turismo.

Para quem deseja conhecer novos lugares e tradições, é uma boa alternativa. “Fazer turismo solidário é a oportunidade de viver uma verdadeira imersão na arte e cultura popular e, também, de se conectar com o lugar e pessoas, e enxergar o mundo com outro olhar”, diz Claudia Vieira Levinsohn.

Onde fazer turismo solidário no Brasil?

No Brasil, existem mais de 150 instituições públicas e privadas que trabalham com turismo solidário.

Alguns dos principais lugares disponíveis se localizam em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e região Nordeste, especialmente Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte.

O País conta com diversas localidades e povos tradicionais que celebram suas tradições com turistas, ao mesmo tempo, em que são beneficiados social e economicamente.

Para participar, é possível entrar em contato com um projeto social específico ou buscar indicações nas plataformas e redes sociais, que divulgam massivamente essa modalidade.

Vale a pena fazer turismo solidário?

Vale a pena aderir ao turismo solidário no Brasil e no exterior, em uma oportunidade única de não apenas conhecer outros lugares, mas fazer a diferença e ter experiências imersivas em novas culturas.

Essa modalidade é acessível em baixas temporadas, e recebe incentivo de várias personalidades no Brasil, sendo uma alternativa para trocar valores ao redor do mundo.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler